Wine Talks

O sucesso dos trabalhos na adega para um vinho premiado no futuro

Depois da colheita, a uva vai para a adega e passa por várias fases até chegar ao produto final: pisa, fermentação, prensagem e estágio. Será que a colheita de 2021 promete?

Na Casa Santos Lima, em Alenquer, sente-se na pele a verdadeira vindima, o momento alto de qualquer produtora de vinhos. As uvas são colhidas, as produtoras focam-se na arte de vindimar, na identificação da casta, na pisa da uva e na prova do vinho.

Porém, a quantidade de uva colhida obriga a que a pisa a pé seja substituída pelos lagares com um robot de pisa mecânica que ajuda a pisar a uva quando se quer e as vezes que sejam precisas. Isto porque a pisa vai ajudar à extração de aromas, estruturas e cor tão característicos de um bom vinho. Depois disso, passam para a cuba, onde vão fermentar e transformar o açúcar em álcool, sendo possível estimar o grau alcoólico do vinho.

O oxigénio é muito importante na fase de fermentação. A oxigenação permite limpar a parte aromática e aumentar a extração da cor, mas será que é apenas para isso?

Assista ao vídeo para descobrir mais sobre os trabalhos feitos na adega!