Uva de Ouro 2021

Prémio Uva de Ouro destacou o que de melhor se fez em Portugal

Em 2021 assistiu-se à 8.ª edição do Prémio Uva de Ouro, uma edição que brindou à qualidade e excelência que tão bem caracterizam os vinhos nacionais. Foram 168 os vinhos distinguidos, de entre centenas postos à prova, de 68 produtores nacionais.

O vinho é cultura, é tradição, promove a união de famílias e amigos em redor de uma mesa e, por isso, ocupa um lugar especial e de grande destaque em Portugal. É precisamente a pensar nisso, e com a missão clara de levar aos portugueses os vinhos de melhor qualidade que aqui se fazem, que surgiu o Prémio Uva de Ouro.

Foi no dia 10 de setembro de 2021 que na Quinta da Pimenteira, situada em pleno coração do Parque Florestal de Monsanto, se ouviu o tilintar dos copos para mais uma cerimónia de entrega das medalhas Uva de Ouro aos vinhos e produtores premiados, depois de cinco dias de provas cegas realizadas por profissionais experientes e criteriosos, entre enólogos, produtores, sommeliers, wine educators, agrónomos e vinicultores.

Este concurso voltou assim a elevar a qualidade dos vinhos portugueses, nas categorias de vinhos tintos, vinhos brancos, vinhos rosé, espumantes e licorosos, levando a cabo o objetivo a que se propôs desde a sua primeira edição: ajudar o consumidor a escolher o vinho que quer levar para casa, de forma ponderada e, acima de tudo, informada, quando se dirige às garrafeiras das lojas Continente.

Em garrafeiras como a do Continente, em que a seleção de vinhos de qualidade é muito variada, os consumidores tendem a escolher as referências que lhes parece garantirem uma melhor qualidade, seja pela região ou pelo produtor. Um dos fatores que ajuda nesse momento de decisão de compra é o facto de o vinho ser ou não medalhado. Ao conhecer os vinhos que conquistaram medalhas de ouro e prata no concurso Uva de Ouro, quem visita estas garrafeiras passa a ter ao seu dispor mais um critério de relevo para apoiar a sua escolha.

A 8.ª edição contou ainda com mais uma surpresa. A vontade de inovar foi grande e, em 2021, o prémio tornou-se ainda mais português. A um vinho de qualidade sabe sempre bem juntar-se um bom queijo nacional. Por isso, para além da prova cega e da gala de entregas de prémio, assistiu-se a dicas de harmonização de vinhos e queijos e degustou-se o casamento perfeito entre estes dois produtos.

E o regresso de um dos eventos mais aguardados no mundo da vitivinicultura já está marcado para este ano, um grande incentivo para que a produção de vinho nunca pare. Até lá, reveja acima os destaques do ano passado.