UVA DE OURO 2021 | PROVA CEGA

Prémio Uva de Ouro: A caminho de uma 8.ª Edição de sucesso

É já no mês de maio que terá início a 8.ª Edição do prémio Uva de Ouro. Como sempre, a vontade é a de democratizar o acesso a vinhos distinguidos pela sua qualidade e acessíveis a todo o público

Vinho Branco em copo e ser testado

Quando pensa num bom jantar entre amigos ou nas gargalhadas e abraços de um jantar em família, quantas vezes não associa um bom vinho ou um bom queijo a estes momentos? A verdade é que estes produtos tão portugueses fazem parte de quase todas as ocasiões e têm a capacidade de nos transportar para os lugares onde já fomos muito felizes. É precisamente a pensar nisso, e com o objetivo de levar até aos consumidores os vinhos de melhor qualidade, que surge o Prémio Uva de Ouro. As 7 edições passadas foram um sucesso e esta que se aproxima – a 8.ª – promete não ficar atrás.

Este é o prémio de vinhos que avalia a gama de uma das maiores garrafeiras do país – a dos hipermercados Continente -, ao mesmo tempo que divulga conteúdos e promove um debate esclarecedor e informativo sobre diversas temáticas relacionadas com o mundo dos vinhos portugueses.

E para que seja possível alcançar o maior número de cidadãos, não só faz parte da equação um dos mais destacados intervenientes do mercado retalhista, mas também vários meios de comunicação com um papel igualmente importante. São eles o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias e a TSF. O Prémio Uva de Ouro é muito mais do que um concurso de vinhos. Este prémio contribui para destacar e promover os vinhos portugueses e também para incentivar o interesse dos portugueses em alargar os seus conhecimentos sobre vinhos. No fundo, é a junção perfeita entre consumidores bem informados e produtores incentivados a produzir e apresentar vinhos de qualidade.

Porém, 2021 trouxe consigo algumas novidades. Num ano atípico e em que tudo tem acontecido online, esta edição terá também uma forte componente digital. Para que as medidas de segurança sejam respeitadas, a prova cega será realizada à porta fechada. A boa notícia é que todos os seus segredos serão desvendados através de uma webserie de 3 episódios, onde será documentado todo o processo, bem como os segredos que são precisos conhecer para provar e avaliar um vinho. Se nos anos anteriores o sucesso esteve sempre garantido, desta vez não é diferente.

Seguindo parâmetros internacionais e com a garantia de isenção do Instituto da Vinha e do Vinho, o Prémio Uva de Ouro tem levado a cabo o objetivo a que se propôs desde o início: ajudar um consumidor português a dirigir-se à garrafeira das lojas Continente e escolher o seu vinho de forma ponderada – e acima de tudo informada.