Uva de Ouro: nove edições do “casamento perfeito entre tradição e inovação”

O maior concurso de vinhos nacionais chegou com a excelência e objetivos de sempre: democratizar o acesso dos consumidores à garrafeira das lojas Continente.

Há muitos significados para a palavra “vinho”. Longe de ser apenas uma bebida alcoólica, o vinho é história, tradição e também inovação. É resiliência perante todas as dificuldades. É a partilha de bons momentos com quem mais amamos. Quem diria que tudo isso caberia numa garrafa? Porém, atualmente existe uma seleção tão vasta que é normal não sabermos o que escolher.

Há nove anos, o concurso Uva de Ouro, do Continente, ajuda os consumidores nesta tarefa exigente, mas tão subtil de provar e comprar um bom vinho. Assim se celebra o que de melhor é produzido nas vinhas e adegas portuguesas.

A iniciativa, reconhecida pelo Instituto da Vinha e do Vinho, dá a conhecer a melhor seleção da garrafeira das lojas Continente, uma das maiores em Portugal. Tudo começa em maio, com a Prova Cega, onde se provam mais de 600 vinhos – dos tintos aos rosés, dos tranquilos aos fortificados, de norte a sul de Portugal. De entre esta enorme seleção, estão o ouro e a prata lusos, que vão guiar os clientes quando entram nos hipermercados.

“A garrafeira Continente é cada vez mais diversificada e diferenciada”, afirma Paula Ferro, Diretora da Unidade de Negócio de Vinhos e Espirituosas da MC. “E a nona edição do Prémio Uva de Ouro será um casamento perfeito entre a tradição e a inovação. Em 2022, vamos celebrar este setor histórico e o seu legado, ao mesmo tempo que recebemos de braços abertos as últimas novidades, confirmando como o passado e o futuro se podem conjugar tão bem”.

Ao longo de seis meses, serão divulgados diversos conteúdos sobre vinhos, que pretendem aproximar o público deste produto nacional de excelência. Desta forma, contribui-se para escolhas cada vez mais sustentadas por parte do destinatário último do vinho: o cliente.

“O consumidor será tão mais bem-sucedido na sua escolha e compra quanto melhor conhecer a oferta disponível e aquilo que se produz no nosso país. Um consumidor informado tem mais probabilidades de saber o que precisa ou quer para cada ocasião, de fazer a compra certa, enquanto se mantém a par das novidades que surgem”, explica a responsável.

O ponto mais alto da competição é a tão aguardada entrega de prémios, em setembro. A cerimónia terá lugar no Porto, com presença dos premiados ouro e prata e de entidades institucionais reconhecidas. Assim, o Uva de Ouro vai continuar a cumprir aquela que é, há nove edições, a sua missão: democratizar o acesso aos vinhos e valorizar a produção nacional.

“A expetativa é que o setor vitivinícola português continue a crescer, no mercado doméstico e internacional, e a combinar o melhor da tradição com a irreverência da inovação. E o Uva de Ouro cá estará para dar visibilidade ao trabalho dos produtores e apresentar as melhores garrafas e colheitas aos consumidores”, defende Paula Ferro.

De copo na mão e com os sentidos bem apurados, está tudo a postos para mais uma edição de sucesso. Sirva-se e descubra tudo sobre o concurso em uvadeouro.jn.pt.