Chegou finalmente aquela altura do ano em que, a seguir aos corrupios de um dia de trabalho, ainda há tempo para nos instalarmos na esplanada da praia, na varanda ou terraço lá de casa, e desfrutar de um copo de vinho enquanto o dia termina, vagaroso, dando lugar a uma quente noite de verão.
Os dias mais quentes pedem bebidas frescas, e é por isso que bebemos mais vinho branco e rosé nesta altura. De cor rosada, cujo tom pode ir do suave e pálido, quase branco, ao intenso vivo, quase tinto, os vinhos rosés seduzem o olhar, mas não costumam ser consensuais. O facto de o mundo se dividir entre fervorosos fãs de vinho branco e tinto também não deve ajudar. Mas chegou a altura de quebrar o mito e explicar porque é que um copo de rosé sabe sempre bem.
1 – Aromáticos e refrescantes
Ricos em paladar, têm o dom de nos refrescar à primeira gota, razão pela qual são mais apreciados no verão. De facto, o seu consumo no verão é quase o dobro do que se verifica no inverno.
2 – Harmonizações diversas
Versátil e suave, combina bem com vários tipos de prato, especialmente peixes, saladas e refeições leves.
3 – Baixo teor alcoólico
Em geral, o vinho rosé é mais leve em álcool do que o vinho tinto – o que é perfeito para quem não aprecia bebidas fortes em teor alcoólico.
4 – Alternativa frutada
São uma ótima alternativa para quem não aprecia vinho branco, por exemplo.
5 – Perfeito como cocktail
À beira mar ou na esplanada, na companhia da cara metade ou com amigos, é um ótimo aperitivo antes de jantar ou apenas como cocktail durante um sunset.
Nas lojas Continente encontra uma variada e riquíssima oferta de vinhos rosés, para tornar o seu próximo sunset perfeito. Descubra-os na companhia de quem mais gosta, e torne o seu verão simplesmente inesquecível.