Já reparou que os vinhos que bebe no restaurante lhe sabem melhor do que os que bebe em casa? Ao contrário do que possa pensar, a diferença não está necessariamente na qualidade da garrafa, mas sim nos acessórios que (não) tem na sua cozinha.
Explore a fotogaleria e descubra os utensílios essenciais para desfrutar de um vinho sem reservas.
O saca-rolhas é um básico que dá sempre jeito ter em casa. Existem vários tipos de saca-rolhas, sendo que o mais indicado é o de duplo apoio/ dois estágios. O braço em metal estende-se, apoiando-se na borda da garrafa, e funciona como uma alavanca para remover a rolha. Esse modelo de saca-rolhas também conta com uma pequena faca, útil para cortar o papel alumínio que envolve o gargalo das garrafas de vinho.
Apreciar um vinho começa no copo que usamos para o beber. Sabia que cada tipo de vinho pede um copo diferente? E acredite que escolher o copo certo para a garrafa certa faz toda a diferença.
Quando o vinho é servido no copo, é fundamental que não exista desperdício nem sujidade. É esse o objetivo do corta-gotas, uma lâmina que se coloca no gargalo da garrafa, depois de retirada a rolha, e tal como o nome indica, impede que as gotas escorram pela garrafa.
Alguns vinhos precisam de entrar em contacto com oxigénio e, para isso, têm de passar algum tempo no decantador antes de serem servidos. Mas o que é, afinal, este objeto? Trata-se de um recipiente de vidro de base larga onde o vinho ganha o espaço e ar que não tem na garrafa.
Cada tipo de vinho precisa de ser servido a uma temperatura específica. Para determinar se a bebida já atingiu os graus celsius certos para ser desfrutada, existem termómetros que, como anéis, se colocam à volta da garrafa e mostram a temperatura da bebida.
Outra forma de garantir que a sua bebida permanece sempre fresca é usar uma manga térmica. Pode manter a manga térmica na garrafa durante toda a refeição.
Quando não consegue acabar uma garrafa, tem duas opções: ou a mantém aberta, não garantido a conservação do mesmo ou coloca uma rolha hermética que ajuda na conservação.
Viver num apartamento e ter uma adega em casa? Claro que é possível – basta ter um wine cooler. Também conhecido por adega climatizada, é uma espécie de frigorífico especialmente desenhado para armazenar vinho.