São objetos com alguma beleza, mas na verdade têm, acima de tudo, funcionalidade. Os decantadores são uma parte importante do processo de degustação dos vinhos, essencialmente porque promovem o contacto da superfície do líquido com o ar, o que facilita as trocas gasosas e a libertação dos aromas. Existem outros utensílios que deve ter em conta ao servir vinhos, mas o decantador pode fazer a diferença entre provar um bom vinho nas melhores condições, deixando-o expressar toda a sua qualidade.
A operação de decantação pode ser realizada para vinhos novos ou velhos. Neste último caso, as garrafas devem ser colocadas na vertical, e ficar em repouso algumas horas antes de serem abertas, para o depósito se acumular na base. Neste caso, as garrafas devem ser abertas pouco tempo antes de os vinhos serem bebidos, porque normalmente estes perdem a exuberância aromática com o tempo. O contacto alongado com o ar pode contribuir para não se conseguir usufruir dela na sua totalidade. Nos vinhos velhos também é necessário despejar o líquido lentamente, com cuidado para não deixar o depósito misturar-se com o decantado.
O vinho jovem tem geralmente grande exuberância aromática. Para se apreciar todas as suas propriedades e a sua complexidade, deve ser aberto algum tempo antes do consumo. pelo menos 15 minutos, para que a exposição ao ar contribua para libertar os seus compostos aromáticos. De qualquer forma, convém provar o vinho antes de começar a refeição que o mesmo irá acompanhar, para verificar as condições em que está. Mesmo dentro da mesma marca de vinho e ano de colheita, há pequenas variações que podem ocorrer.