Para materializar este objetivo, são essenciais dois pontos: a avaliação dos vinhos disponíveis numa das maiores garrafeiras nacionais – a das lojas Continente -, a par com uma divulgação de conteúdos e debate esclarecido de várias temáticas respeitantes à vitivinicultura no nosso país.
Para alcançar cada vez mais portugueses, o Prémio Uva de Ouro reuniu não só um dos mais importantes intervenientes no mercado retalhista, mas também vários dos mais importantes meios de comunicação do nosso país. Desta junção de esforços entre Continente, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF, resulta bem mais do que um simples concurso de vinhos. O Prémio Uva de Ouro, ao longo das suas edições, contribuiu para alavancar a visibilidade e reconhecimento da qualidade dos vinhos portugueses e também para incentivar o interesse dos portugueses em alargar os seus conhecimentos sobre vinhos.
Momentos fulcrais dos prémios Uva de Ouro são a prova cega e a gala de entrega de prémios aos produtores, mas ao longo das várias edições foram de enorme utilidade a realização de várias conferências temáticas, as quais poderá conhecer melhor em Edições Anteriores.
Seguindo parâmetros internacionais e com a garantia de isenção do Instituto da Vinha e do Vinho, o Prémio Uva de Ouro tem vindo a alcançar, de ano para ano e com sucesso crescente, o objetivo a que se propôs inicialmente. Os consumidores portugueses podem hoje dirigir-se a uma das centenas de lojas Continente e escolher um vinho de forma ponderada, informada, com a garantia de qualidade que as medalhas do Prémio Uva de Ouro representam.