Quais as origens da Casa Santos Lima ?
A Casa Santos Lima começa a sua história na segunda metade do século XIX, vai portanto na 4ª geração. No início o negócio de exportação passou muito pelo Brasil a partir de Lisboa, daí foi crescendo e expandiu-se até se fixar na zona de Alenquer. Até aos anos 80, vendíamos o vinho a granel a outros produtores. Nos anos 90, houve investimentos em castas de qualidade nacionais e internacionais com o objetivo de engarrafar o vinho com as nossas próprias marcas.
Qual o legado que pretende para esta casa?
A Casa Santos Lima e os seus vinhos pretendem fazer com que as pessoas contem histórias, graças a vinhos distintos, com vocações distintas. As histórias que contam, é a história do vinho que está lá dentro, da vindima que lhe deu origem, do ano que antecedeu, das vicissitudes do tempo e do esforço da colheita das uvas. A história da uva desde ser esmagada até à origem do vinho, está evidenciada em cada gota dos nossos vinhos.
O que faz da região de Alenquer especial na produção de vinho?
A região de Alenquer tem a grande vantagem de estar próxima do mar, as vindimas começam mais cedo e as vinhas gozam de uma boa irrigação natural. A chuva é retida pela textura dos nossos solos. Esta influência marítima, somada ao número de horas de sol a que está exposto, providencia aos nossos vinhos uma frescura e uma acidez que os caracterizam de forma muito particular.
Porquê a opção da produção de vinhos exclusivos? E o que caracteriza o vinho da marca Algazarra ?
Ao termos mais de 50 castas portuguesas e internacionais, de brancos e tintos, combinamos de forma diferente vários tipos de vinho. Quando pensámos fazer um vinho que reúna o melhor das castas nacionais com as internacionais o que resultou num vinho que traduz o ambiente festivo associado ao consumo de vinho, que despertou o interesse da Sonae. O vinho Algarraza é o casamento perfeito entre o vinho e a marca.
Qual é o papel que têm os concursos na vossa atividade ?
Testar a qualidade dos nossos vinhos é algo que gostamos de fazer. Felizmente o resultado dos concursos a que nos submetemos são muito bons, o que recompensa o nosso esforço, é a validação da qualidade dos nossos vinhos.