Está de regresso um dos maiores concursos nacionais de vinhos

O concurso de vinhos Uva de Ouro vai ter este ano a sua 8ª edição. Desde o início que se destaca dos demais pela sua vontade de democratizar o acesso a vinhos distinguidos pela sua qualidade e acessíveis a todo o público.

Copo de Vinho Tinto em Concurso

Este é o prémio de vinhos que avalia a maior garrafeira do país – a dos hipermercados Continente – ao mesmo tempo que divulga conteúdos e promove um debate esclarecedor e informativo sobre diversas temáticas relacionadas com o mundo da vinicultura portuguesa. E para que seja possível alcançar o maior número de cidadãos, não só faz parte da equação um dos mais destacados intervenientes do mercado retalhista, como também vários meios de comunicação com um papel igualmente importante. São eles o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias e a TSF.

O Prémio Uva de Ouro é muito mais do que um concurso de vinhos. Graças às suas 7 edições, hoje assistimos a uma evolução do setor dos vinhos portugueses, não só no que ao seu consumo diz respeito, como também à sua produção. É a junção perfeita entre consumidores bem informados e produtores incentivados a produzir e apresentar vinhos de qualidade.

Porém, 2021 traz consigo algumas surpresas. A vontade de inovar é cada vez maior e, por isso, este ano o Prémio será ainda mais português. A um vinho de qualidade irá juntar-se um bom queijo nacional. Para além da prova cega e da gala de entregas de prémio, este ano poderá ter acesso a dicas de harmonização de vinhos e queijos, para que possa degustar e assistir ao casamento perfeito entre estes dois produtos com presença assídua nas nossas mesas.

As novidades não ficam por aqui! Num ano atípico e em que tudo tem acontecido online, esta edição terá também uma forte componente digital. Para que as medidas de segurança sejam respeitadas, a prova cega será realizada à porta fechada. A boa notícia é que todos os seus segredos serão desvendados através de uma webserie de 3 episódios onde será documentado todo o processo, bem como os segredos que são precisos conhecer para provar e avaliar um vinho. Tudo isto para que este Prémio chegue ainda mais longe e para que os dois momentos fulcrais de todo este percurso não deixem de acontecer.

Se nos anos anteriores o sucesso esteve sempre garantido, desta vez não é diferente. Seguindo parâmetros internacionais e com a garantia de isenção do Instituto da Vinha e do Vinho, o Prémio Uva de Ouro tem levado a cabo o objetivo a que se propôs desde o início: ajudar um consumidor português a dirigir-se a uma das lojas Continente e escolher o seu vinho de forma ponderada – e acima de tudo informada – com o selo de qualidade do Prémio Uva de Ouro.