Curiosidades

Palavras para quê?

(ou a utilidade de um glossário de vinhos)

O mundo dos vinhos está repleto de termos que parecem muitas vezes complexos, mas que após uma análise breve fazem muito sentido. Ficam aqui alguns, para ajudar a saborear melhor os nossos vinhos nacionais.

Acidez
Esta característica é indispensável para o equilíbrio dos vinhos. Contribui para o seu sabor, frescura e capacidade de conservação em garrafa. A harmonia dos vinhos resulta de uma boa relação entre acidez e grau alcoólico.

Fácil
Significa que o vinho é agradável, mas não tem grande complexidade.

Fim de boca
É a sensação final deixada por um vinho na boca. É também uma expressão de qualidade, pois um grande vinho tem sempre um final longo. Quando é muito curto e seco, tem geralmente uma acidez volátil elevada.

Frutado
Diz de um vinho com aromas de fruta, o que se deve a uma vinificação onde se respeitaram as características da casta.

Gosto
Num sentido mais amplo, os provadores incluem, na designação gosto, todos os estímulos e sensações que o vinho produz quando entra, e depois passa na boca, incluindo os aromas distinguidos pela via retronasal. Mas existem quatro sabores elementares – doce, salgado, ácido e amargo – que são sentidos em zonas distintas da língua.

Jovem
Vinho geralmente frutado, fresco, pouco marcado pelos taninos, que deve ser apreciado nos primeiros anos de vida, pois pode perder qualidades com o tempo. É o que acontece com muitos vinhos brancos e espumantes. Mas também pode aplicar-se a um vinho recém-produzido, que pode e deve envelhecer.

Leve
Vinho ligeiro, que se caracteriza por ter pouco corpo e baixo teor alcoólico.

Limpidez
Qualidade particularmente apreciada pelo consumidor, que consiste num aspecto límpido e cristalino do vinho.

Macio
Diz-se de um vinho suave, com poucos taninos, que origina sensações de macieza na boca.

Redondo
É um vinho envolvente, quente, com um bom balanço devido a ser equilibrado. Há harmonia entre todas as suas componentes.

Refrescante
É um vinho com boa acidez, que proporciona sensações agradáveis, alegres e calmantes.