Certificação IVV, I.P.

Curiosamente, uma das melhores formas para encontrar os melhores vinhos e aconselhar o público acerca dos mesmos envolve grandes doses de conhecimento e desconhecimento.

Vinhos a concurso nos Prémio Uva de Ouro

Se, por um lado, os enólogos são profissionais com experiência e capacidades sensoriais bem treinadas, por outro lado, para garantir a isenção de uma prova cega, é imperativo que partam para a avaliação com uma total ausência de conhecimento sobre o que lhes está a passar pelo palato.

Sabem, obviamente, alguns aspetos sobre o vinho: a que categoria de vinho corresponde (entre tranquilos, efervescentes, licorosos, etc.), se é branco ou tinto e o ano de colheita. De resto, são tomadas todas as medidas possíveis para ocultar dados que possam indicar a proveniência dos vinhos a concurso, nomeadamente rótulos e garrafas, sendo todos os vinhos decantados numa sala isolada e de entrada permitida apenas aos envolvidos na organização.

Os prémios serão atribuídos aos vinhos de acordo com as categorias e classes em que se integram, desde que obtenham as seguintes pontuações:

Mais de 87 pontos – Medalha Ouro

Entre 83 e 87 pontos – Medalha Prata

Aos vinhos premiados será atribuída uma medalha identificativa do prémio obtido, em número correspondente ao volume declarado na ficha de inscrição, que deve ser aposto somente nas garrafas do vinho correspondente às amostras que foram submetidas ao concurso, adquirido pelo concorrente, junto da organização.

Cada concorrente com vinho premiado deverá solicitar à organização as artes finais das medalhas, para serem produzidas e colocadas nos vinhos medalhados, assumindo os custos da sua produção.

Os resultados do concurso serão comunicados aos produtores dos vinhos premiados e ao público em geral através dos meios nacionais do GLOBAL MEDIA GROUP.

A prova cega do Prémio Uva de Ouro segue criteriosamente todas estas medidas, de acordo com as indicações do coordenador da prova – o Diretor Técnico do Concurso, Aníbal Coutinho – e em linha com as diretrizes internacionais para concursos de vinhos. As medalhas que atribui destinam-se a vinhos com pontuações entre 83 e 87 pontos, no caso dos vinhos merecedores do título “Prata”, sendo atribuída a medalha de “Ouro” a vinhos com pontuações superiores a 87 pontos.